TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





domingo, 6 de dezembro de 2009

Que devemos fazer?

13 de Dezembro – Domingo = TRÊS COMENTÁRIOS

PARA ENRIQUECER A SUA HOMILIA

Leitura (Sofonias 3,14-18)

O texto da profecia de Sofonias está dizendo para todos ficarem alegres porque O Senhor já se encontra no meio dos habitantes de Jerusalém. E por que Ele já se encontra entre as pessoas? Porque está no corpo de Maria, a virgem concebida sem pecado.

E como o profeta Sofonias soube disso? Só porque ele foi um profeta de sangue real? E o seu ministério ocorreu no tempo do rei Josias em 640 aC? Não! Sofonias soube disso, porque o Espírito de Deus lhe disse e o mandou avisar ou anunciar a vinda futura do Messias.

E Sofonias disse e repetiu: O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói e Salvador!

Segunda Leitura (Filipenses 4,4-7)

Paulo em sua carta aos Filipenses, está nos dizendo como devemos ser. Alegres e bondosos, porque o Senhor está chegando. É semelhante aquela mãe que diz para a criançada. Olha aqui! Nada de bagunça, nada de brigas, quero todos com uma cara alegre, e muita educação. Porque está chegando uma visita muito importante, e eu não quero passar vergonha.

Meus irmãos. Está na hora de “pegar leve” com os nossos irmãos, de começar a nos preparar para fazer as pazes com os vizinhos, com nossos colegas de trabalho, por que o grande dia está chegando. O dia de desejar Feliz Natal para os amigos e parentes. Ah. Não se esqueça de enviar também este blog para eles!
Paulo diz também para que não esquentemos a cabeça com nada, e que é só apresentar a Deus os nossos sofrimentos, através das nossas orações. Você já fez isso hoje. Não é mesmo?

Porque Deus através de Jesus vai atender as nossas suplicas, e nos guardar de toda calamidade terrena. Isso só vai depender da nossa fé. Lembra o que Jesus sempre dizia? “ A tua fé te salvou”.

EVANGELHO (Lucas 3,10-18)

O povo perguntava a João Batista: O que devemos fazer? E hoje, se perguntássemos a João ou a Jesus o que precisamos ou o que devemos fazer?

Provavelmente eles responderiam mais ou menos assim:

As mocinhas, que não se exponham fisicamente através de roupas curtas, para que não sejam motivo ou causa dos pecados;

Os rapazes, que respeitem as namoradas e as demais garotas, como se fossem suas próprias irmãs;

Os pais, que amem, orientem e eduquem com firmeza os seus filhos de preferência no caminho do Senhor. Que não demonstre preferência por nenhum deles, etc;

Os filhos, que amem e respeitem os seus pais, não os envergonhando nem os desonrando. Que não tenham ciúmes nem ódio dos irmãos;

Os maridos, que amem e respeitem suas esposas, não as traindo, e compartilhando com elas as administração do lar;

As esposas, que também amem e respeitem os seus maridos, não os traindo, e colaborando com eles na direção da família;

Aos sogros, principalmente as sogras, que deixem os filhos recém-casados viverem as suas vidas sem interrupção, e que não deixem os netinhos queridos fazerem e comerem tudo o que eles quiserem. Não tirem a autoridade dos seus pais;

Os patrões, que paguem o justo salário aos seus empregados, respeitando as leis trabalhistas;

Os empregados, que não façam corpo mole, executem o serviço que tem de ser feito, sem causar prejuízo aos patrões, quebrando ferramentas, desperdiçando matéria-prima e estragando os produtos manufaturados, etc;

Os professores, que sejam firmes, honestos e profissionais com seus alunos, evitando brincar com eles. Pois os bagunceiros não entendem isso como um gesto de carinho, mais sim como um sinal de fraqueza e de incitação à indisciplina pelo próprio professor;

Os alunos, para que entendam que vocês não vão à escola para se divertirem, ou para se auto-afirmarem, mas sim para se prepararem para o futuro. Portanto, estudem, se comportem e acima de tudo, respeitem para serem respeitados;

Aos comerciantes, que sejam acima de tudo honestos. Não se esqueçam que a melhor propaganda é aquela feita “boca a boca”. Um cliente ou freguês após ter gostado do seu atendimento, da qualidade do seu produto e da sua honestidade, vai avisar a outros amigos e parentes sobre a sua loja;

Aos políticos. Bem. Eu acho que Jesus e Pedro teriam muita coisa para dizer aos nossos políticos e governantes. Talvez dissessem que não sejam tão somente espertos, mas sim, que não governem em benefício próprio, ou seja, pensando somente nas próximas, eleições, mas sim, que governem pensando no povo para o qual foram eleitos. Não precisam romper com os ricos. Negociem com eles, tenham jogo de cintura no bom sentido, mas defendam o poder aquisitivo dos fracos. Porque ao fazer isso, os pobres vão encher os bolsos dos ricos comprando os seus produtos e a economia ficará então equilibrada ou aquecida. Seria uma grande estupidez defender somente o lado dos poderosos e ignorar os pobres.

Porque os pobres formam maioria absoluta, e vão se lembrar disso do dia da próxima eleição.

Você está perguntando. Mais tudo isso não coisas conhecidas por todos nós? Para que repetir isso se todo mundo já sabe?

Não sei. Se essas coisas são do conhecimento de todos, como é que tem gente roubando as empresas? Como é que tem patrões despedindo os empregados sem direito a nada? Como é que tem homens paquerando a mulher do próximo? Como é que tem rapazes engravidando as meninas e sumindo em vês de assumir? Como é que existem tantas brigas entre os casais na frente dos filhos? Como é que tem tantos filhos que desrespeitam seus pais? Como é que tem muitos casais separados por causa das interferências das sogras? E como é que muitas pessoas estão sendo lesadas no comércio e muitos políticos fazendo aquelas coisas que aparecem nos noticiários de televisão?

Prezados irmãos. As coisas que citamos acima, explicando a pregação de João Batista na borda do deserto, foi para nos lembrar de alguns tópicos, importantes relacionados ao bom viver, e ao cumprimento dos ensinamentos daquele que dentro de alguns dias estará aniversariando. E para cuja festa deveremos estar preparados, para podermos ser autênticos e não uns fingidos ao desejar Feliz Natal a alguém.

Sal

============================================

QUEM FOI JOÃO BATISTA?

João Batista apareceu nas bordas do deserto perto do Rio Jordão vestido com uma pele de camelo, um cinto de couro, comia gafanhotos e mel silvestre".

O mensageiro João Batista que se trajava de forma esquisita e anunciava a vinda do Messias, batizava as pessoas, foi confundido com o próprio Jesus. Mas como as pessoas sabiam que Jesus teria de vir? Por causa dos profetas que já o anunciaram.

A presença de João Batista é, portanto, o retorno da voz profética contra todo poder que domina e explora, exigindo conversão. As­sim, o deserto se torna também o lugar simbólico do encon­tro com o movimento profético para preparar o caminho do Messias.

João Batista anuncia duas coisas: um batismo de conversão para o perdão dos pecados, e a chegada de alguém mais forte do que ele, que trará o Espírito Santo.

E ao anunciar a vinda de "alguém mais forte", João Batista reconhece publicamente que ele não é o Messias esperado por muitos, mas sim apenas um servidor dele: "E eu não sou digno nem sequer de me abaixar para desamarrar as suas sandálias".

João estava anunciando a vinda do Senhor que estava para chegar. Hoje, o Advento, é uma comemoração daquele acontecimento, acrescido e uma atitude de conversão. Hoje, Jesus vem habitar em cada um de nós, desde que o aceitemos através de uma mudança radical em nossas vidas.

Porque já sendo presente em sua Igreja, o Reino de Cristo ainda não está consumado "com poder e grande glória" pelo advento do Rei na terra, por causa da atitude daqueles que ainda não o aceitaram. Esse Reino é ainda atacado pelos poderes do mal, embora estes já tenham sido vencidos em suas bases pela Páscoa de Cristo. Enquanto tudo não for submetido a ele, "enquanto não houver novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça, a Igreja peregrina leva consigo em seus sacramentos e em suas instituições, que pertencem à idade presente, a figura deste mundo que passa, e ela mesma vive entre as criaturas que gemem e sofrem, com as injustiças, com a má distribuição da renda, com o preço do aluguel, com a máquina que tirou o emprego das pessoas, etc. E todo esse sofrimento nos faz sentir mais ansiosos pela vinda do Filho de Deus. Notem que a vinda de Jesus neste Natal deve acontecer dentro de nós através da confissão e da comunhão acrescida da comunhão com os irmãos.

Sal

==========================================

ADVENTO É CONVERSÃO

Meu irmão, minha irmã. A época do Advento é tempo de conversão, de mudança de vida. É tempo de pensar em procurar um sacerdote para fazer uma boa confissão. Ha quanto tempo você não se confessa? Ha quanto tempo você não participa de uma missa? Ah! Você vai todo domingo? Mas fala sério! Você vai de corpo e alma, ou somente o corpo? Seu espírito e sua mente participam concentrados nas partes da Santa missa? Ou você apenas assiste aquele ritual, olhando no relógio não vendo a hora de ir embora?

Advento é tempo de conversão. É tempo de nos converter e converter os outros. Pelo menos tentar. Aquele seu cunhado que deixou de ir a missa. Aquela sua irmã que começou a falar mal da Igreja e dos padres. Aquele seu tio que está pensando em aceitar o convite que lhe fizeram para se batizar em outra religião. Você já disse a ele que ele já foi batizado? Batizado na Igreja Católica?

Por todos esses nossos parentes e irmãos que estão se desviando da estrada da Vida, será que você não pode mesmo fazer nadinha por eles? Pelo menos você está rezando por eles todo dia. Certo? Mais para ajudar a oração, é preciso um empurrão de vez em quando. Um convite, um bom exemplo, etc.

Sabemos que é dureza mudar a cabeça de quem está revoltado. Mais pelo menos duas coisas podemos fazer por eles.

1-Rezar pedindo a sua conversão;

2-Dar o exemplo, rezando perto deles, indo à missa, dando esmola, em fim, através do nosso comportamento, vamos espelhar Jesus diante deles.

Temos de fazer alguma coisa. Porque ninguém se salvará sozinho.

Sal.

=======================================